Categorias
Artigos de Advocacia

Os trabalhadores que se aproveitam do home office pra acumular empregos em segredo

Dois endereços de e-mail profissionais, dois computadores, dois patrões?

Com o aumento do trabalho remoto nos últimos dois anos, cada vez mais pessoas vêm silenciosamente assumindo dois cargos em tempo integral, se aproveitando do fato de estarem longe dos olhos dos seus superiores.

Os ambientes de trabalho domésticos vêm permitindo que eles trabalhem secretamente em dois empregos remotos ao mesmo tempo — e alguns trabalhadores estão ganhando centenas de milhares de dólares a mais por ano.

Um emprego adicional pode se tornar uma fonte segura de renda e experiência adicional — que são ferramentas importantes em uma era de desemprego em massa, incerteza econômica e contínua depreciação do bem-estar no trabalho.

Além disso, trabalhar em mais de um emprego em tempo integral é uma oportunidade de ouro que exige discrição e disposição ao risco.

Alguns trabalhadores estão se arriscando com duplo emprego para recuperar a sensação de controle, ou para desafiar um sistema no qual, segundo acreditam, foram explorados por anos.

O duplo emprego pode “liberar as pessoas para talvez avaliar outros empregos; talvez conseguir trabalho adicional que pode não pagar bem, mas ser mais significativo para elas”, afirma Hatton.

Por isso, não é coincidência que cada vez mais pessoas estejam tentando coisas novas nos últimos meses. “Acho que a pandemia pode ter incentivado as pessoas a pensar mais profundamente no que elas passam a vida fazendo e concluir que provavelmente poderiam fazer mais com as suas vidas”, afirma Chandler-Crichlow.

Quando procuram o duplo emprego, mais trabalhadores parecem estar dizendo a si mesmos: “Sim, eu realmente quero usar as minhas habilidades e capacidades — e, se alguém quiser me pagar, eu vou fazer”, afirma ela.

O que acontece agora?
O duplo emprego pode estar chamando atenção, mas as pessoas que buscam o segundo emprego em segredo ainda são minoria — e a mudança ainda carrega consigo muitos riscos.

Além disso, como o aumento do duplo emprego é relativamente novo, ele ainda é desconhecido para muitos trabalhadores e funcionários de empresas.

Não está claro, por exemplo, como as companhias reagirão caso se sintam vulneráveis ou se perceberem que um funcionário está desrespeitando os termos de um contrato de não-concorrência. Talvez os gerentes passem a monitorar mais de perto a atividade dos funcionários nas redes sociais para encontrar algo que os incrimine ou venham a instalar software nas máquinas da companhia para detectar atividades suspeitas.

Mas, por enquanto, alguns trabalhadores irão abraçar o duplo emprego — enquanto nenhum dos seus supervisores descobrir.

Fonte: G1
Artigo completo:
https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2021/10/19/os-trabalhadores-que-se-aproveitam-do-home-office-pra-acumular-empregos-em-segredo.ghtml